Conheça algumas coisinhas que surgiram há milênios e que ainda fazem parte de nossas vidas.
Você já parou para pensar em quando é que muitas coisas que fazem parte do nosso cotidiano foram inventadas? Elas se tornaram tão corriqueiras que nem sequer prestamos muita atenção nelas. No entanto, inúmeras estão por aí há milênios, desde muito antes de Cristo inclusive e, se não existissem, fariam a nossa vida mais difícil e sem graça.
Afinal, imagine como seriam as nossas vidas sem a existência do banheiro, da anestesia e até mesmo do sanduíche! Pensando nisso, o pessoal do site Quo.es publicou uma interessante matéria sobre de coisas que foram inventadas antes de Cristo, e você pode conferir a nossa seleção a seguir:
1 – Anestesia
Fonte da imagem: pixabay
Pode parecer que a anestesia seja algo supermoderno e inventado recentemente, mas existem registros de técnicas praticadas há alguns milênios para aliviar a dor e por os doentes para dormir. Os assírios, por exemplo, utilizavam um método que consistia em pressionar as carótidas, limitar o fluxo de sangue ao cérebro e induzir a perda de consciência, e isso há 4 mil anos! Também eram ministradas misturas de beladona, mandrágora e cannabis para a dor.
2 – Cosméticos
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
A necessidade de parecer mais bonito é algo que faz parte do ser humano, portanto não é de se estranhar que os nossos antepassados se besuntassem com todo tipo de meleca — como cinzas e sangue, por exemplo — para melhorar o visual. No entanto, os cosméticos mesmo surgiram no antigo Egito há 5 mil anos, e entre os produtos disponíveis, exista o rímel, cremes faciais e até sombra para os olhos.
Para obter as diferentes tonalidades de maquiagem, os egípcios misturavam diversos tipos de minerais em pó, como o óxido de ferro, para conseguir a cor vermelha, e a malaquita, para produzir o tom verde, por exemplo.
3 – Dados
Fonte da imagem: Reprodução/Quo.es
Sabe os dados utilizados em inúmeros tipos de jogos, com seis faces marcadas com pontinhos? Pois os antigos egípcios já brincavam com objetos muito semelhantes a esses — e apostavam o que fosse preciso — há quatro milênios.
4 – Sanduíche
Fonte da imagem: pixabay
Apesar de a invenção desta iguaria ser atribuída ao britânico John Montagu, o Conde de Sandwich, na verdade o lanche que hoje se tornou universal foi criado pelos hititas no ano mil a.C., quando os soldados em combate recebiam como alimento rações que consistiam em carne servida entre duas fatias de pão.
5 – Banheiro
Fonte da imagem: Reprodução/Quo.es
Um dos tipos de retretes mais antigos de que se têm notícia foram descobertos na região que hoje corresponde ao Paquistão, e foram datados em 2.500 a.C. Além disso, naquela época as casas contavam com um tipo de vaso sanitário com tampa, cujos “depósitos” eram esvaziados com água através de um sistema primitivo de encanamento.
6 – Cola
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Arqueólogos já encontraram fragmentos de cerâmica no norte da Europa datados em 4 mil a.C. que apresentavam sinais de terem sido reparadas com o uso de resina de bétula, e sabe-se que os babilônios também empregavam seivas vegetais para restaurar estátuas. Além disso, os antigos romanos foram os primeiros a aplicar cera e alcatrão para reparar trincas e fissuras de edifícios.
7 – Bebidas alcóolicas
Fonte da imagem: pixabay
As bebidas alcoólicas estão entre nós desde a idade da pedra, quando os nossos ancestrais descobriram — por puro acaso — o processo de fermentação de grãos e frutos. Existem evidências de que a cerveja já era consumida há mais de 10 mil anos pelos nossos antepassados, com o vinho chegando um pouco mais tarde, entre os anos de 8 mil e 5 mil a.C.. De lá para cá, não faltaram celebrações e rituais regados com esses “elixires”.
Fonte Quo.es
Nenhum comentário:
Postar um comentário