segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Os 12 animais mais perigosos do mundo


Ha muita gente que pensa que os animais mais perigosos do mundo estão em alguma reserva florestal. Mesmo que você não tenha nenhuma intenção de viajar, é bom saber que o perigo pode estar bem do seu lado.



12. Urso

Muitos de nós tivemos ursos de pelúcia quando crianças. Com aparência inofensiva, os ursos da vida real são tão fortes e rápidos, que conseguem facilmente acabar com uma presa. É bom saber que eles só atacam os seres humanos no seu território, quando sentem-se ameaçados. Se por acaso você encontrar com um urso furioso, raspando o chão, recue devagar. Os ursos matam de 5 a 10 mortes por ano.


11. Sapo Azul

O sapo azul é capaz de produzir as toxinas mais potentes de todo o reino animal. Os índios usavam as suas toxinas para envenenar a ponta dos dardos e das flechas, para as caçadas, o que lhe valeu o nome de poison dart frog. As suas cores vivas, que podem ir do vermelho ao azul, são indicadores do seu perigo, ainda que aos nossos olhos sejam altamente atrativos. Convém dizer que a quantidade de veneno existente num único sapo, e que se encontra à superfície da pele, é suficiente para matar até 10 pessoas.


10. Tubarões

Ao contrário dos ursos, os tubarões têm uma sólida reputação como assassinos, graças ao filme ‘Tubarão’. Esta não chega a ser uma reputação totalmente injusta. O Tubarão Tigre e o grande Tubarão Branco são conhecidos por serem assassinos das águas. Há um número elevado de ataques de tubarão pelo mundo, mas mortes reais são muito baixas. Os Tubarões matam de 30 a 100 pessoas por ano. Para evitar um ataque é importante fazer o mergulho com orientação da marinha local.


9. Medusas

Estas criaturas fascinantes e belas podem ser bastante prejudiciais para suas vítimas. Seus tentáculos podem paralisar um ser humano e provocar um ataque cardíaco. A Box Jellyfish é uma das criaturas mais venenosas do oceano e sua picada pode matar um humano em poucos minutos. Se você for picado, uma dica é sair da água e aplicar vinagre no local. Escovar o local ou retirar o ferrão usando um cartão de crédito também ajuda. São responsáveis por mais de 100 mortes por ano. A Medusa é um invertebrado marinho composto de uma uma substância campanular, parecida como uma espécie de geléia.


8. Hipopótamo

Os hipopótamos são animais altamente agressivos que, muitas vezes, são encarados como dóceis e banhistas preguiçosos. Apesar do seu corpo, os hipopótamos são corredores incrivelmente rápidos, podendo facilmente ultrapassar um humano na terra. É desaconselhável ficar no meio de um hipopótamo e um bezerro ou se bater com ele na água. Tal como os ursos, os hipopótamos não reagem bem ao serem surpreendidos, portanto, fazer barulho para alertá-los sobre sua presença é sábio. Eles causam mais de 200 mortes por ano. Para evitar um ataque procure uma árvore o mais rápido possível pois esse animal pode chegar a 50 Km/h.


7. Abelhas

São responsáveis por mais de 400 mortes por ano. As abelhas são insetos voadores. Para evitar um ataque, é melhor não mexer em uma colméia.


6. Elefantes

Apesar de muitas pessoas associarem todos os elefantes com aqueles amigáveis elefantes que encontramos em zoológicos, essas criaturas muitas vezes atacam sem aviso e são conhecidos por matar guardas florestais. Seu tamanho, combinado com seu enorme peso e presas afiadas torna-o quase imbatível. É melhor evitar um encontro com ele. O melhor é fazer barulho para espantá-lo e, em seguida, encontrar uma árvore bem alta para subir. Elefante: Eles matam mais de 600 mortes por ano. Para não ser atacado é melhor que você tenha um rato na mão ou consiga atingir a velocidade 40 Km/h.


5. Crocodilos

Não é nenhuma surpresa que os crocodilos tenham sobrevivido na Terra por cerca de 200 milhões de anos. Os crocodilos são predadores especializados. Eles precisam de uma refeição para manter suas fontes de energia por um bom tempo. Isto significa que eles têm tempo para esperar e planejar seu próximo ataque. A média de mortes está em torno de 2 mil por ano. Se você for atacado por um desses, tente prender algo resistente na boca dele, pois apesar dos dentes deles serem afiados, eles não tem muita força na mordida. *Informação retificada abaixo.


4. Felinos

Leões, tigres e jaguares compõem essa categoria. Eles são incrivelmente rápidos e possuem musculatura para abater sua presa com facilidade. Os grandes felinos continuam a perder seu habitat e aumentar o número de ataques a seres humanos. Os leões da montanha, que vivem nos parques norte americanos, são responsáveis por 5 a 7 mortes por ano.


 3. Escorpião

A média de mortes está em torno de 5 mil por ano. O Escorpião é um animal invertebrado com oito pernas, pertencentes à ordem Scorpiones na classe Arachnida. Estas criaturas têm picada venenosa, responsável por grande número de mortes, principalmente porque tendem a ser encontrados em lugares isolados. Apesar de terem uma estrutura menor do que a maioria dos predadores listados aqui, o escorpião intimida ao olhar. Embora existam cerca de 1500 espécies de escorpião pelo mundo, apenas cerca de 150 deles são considerados perigosos.


2. Serpentes

A maioria dos ataques de serpentes mortais ocorrem na África, Ásia e América do Norte. Reconhecidamente, existem mais de 450 espécies que são venenosas. Algumas são muito bonitas e fascinantes apenas para observar, no entanto, a maioria das pessoas que sofreram ataques afirmam que se aproximaram demais para observar melhor ou tentaram capturar. Cobras que sentem-se ameaçadas certamente atacarão. Algumas chegam a cuspir veneno nos olhos da vítima.


 1. Mosquito

 Apesar de aparecerem inofensivos, os mosquitos são responsáveis por mais de 2 milhões de mortes por ano por causa de infecção da malária causada pela picada do mosquito. Estas pragas minúsculas não são apenas irritantes, mas são extremamente eficientes na propagação de doenças. Malária, febre amarela, dengue, vírus do Nilo Ocidental são apenas alguns dos males propagados pelos mosquitos. Infelizmente, por conta do seu tamanho, o ataque é imperceptível. Um tratamento com DDT é o mais eficaz. Nas zonas de malária, usar roupas longas e coloridas ajuda bastante.




Fonte: A Muvuca


*RETIFICAÇÃO


O aligátor do Mississippi, um primo do jacaré encontrado nos pântanos do Mississippi e outros estados do sudeste dos Estados Unidos. Uma bocada dele atinge quase 1000 quilos, o equivalente a colocar uma dentadura afiada numa parte do seu corpo e, em seguida, posicionar sobre ela um outro objeto de 1 tonelada! Para calcular a intensidade da mordida dos animais, um dos métodos é fazer com que o bicho morda um aparelho que registra a potência do ataque. Como os bichos nem sempre mordem com a mesma força, os resultados variam. Aqui, usamos como referência o trabalho de Gregory Erickson e Kent Vliet, da Universidade Estadual da Flórida, e de Brady Barr, do canal National Geographic.



ALIGÁTOR DO MISSISSIPPI

Força da mordida: 965 kg

Equivale a: Peso de um carro de tamanho médio

Número de dentes: 74 a 80

Porte: 4 a 4,5 m e 450 kg

Os jacarés americanos conseguem perfurar o casco de tartarugas, uma de suas presas favoritas. Como não usam os braços para agarrar suas vítimas, a mordida tem que ser certeira.

Crânio

Quando amarram sua boca, o aligátor se defende usando o crânio como se fosse um taco, mexendo-o para os lados para bater com força em seu agressor.

Focinho

A proporção entre a largura da cabeça e o comprimento da boca é maior no aligátor do que nas demais espécies aparentadas, como o crocodilo.

Dentes

Com os cerca de 80 dentes, ele não mastiga a comida: engole presas pequenas inteiras e arranca pedaços das maiores, como as tartarugas.

Músculos

Os músculos que fecham a boca (adductor mandibulae externus superficialis, medialis e profundus) são fortes, mas o que abre é fraco - com uma fita adesiva dá para amarrá-la.

Boca

A abertura da boca, que pode ser superior a 75º, permite que ele abocanhe de uma vez animais de grande porte, como bezerros e veados.

Fonte: mundoestranho

2 comentários:

  1. Que ignorância! Os crocodilos tem a mordida mais forte entre os animais. Estude mais antes de escrever uma babaquice dessa

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...